Perguntas Frequentes
Obtenha respostas para as perguntas comuns acerca da Tecnologia Xypex, incluindo informação sobre a instalação, os produtos, a tecnologia cristalina e muito mais.
Sim. Porque esta tecnologia não depende da adesão à superfície de betão e, em vez disso, torna-se parte integral da massa de betão, sendo capaz de resistir à pressão hidrostática extrema de ambos os lados (polos positivo ou negativo). Testes independentes de laboratório conformes com a norma CRD C-48 “Permeabilidade do Betão” do Corpo de Engenharia do Exército dos EUA mostraram que o betão tratado com a Tecnologia Xypex aguentou até 405 pés (123,4 m) de pressão principal (175 psi/1,2 MPa), o limite no dispositivo de testes.
As aplicações típicas da Tecnologia Xypex incluem reservatórios, tanques para o tratamento de água e de esgotos, estruturas de confinamento secundárias, depósitos subterrâneos, tampas de esgoto, tubos de betão, fundações, piscinas, estruturas para estacionamento e construções abaixo do nível do solo.
Sim. A Tecnologia xypex possui um sistema de reparação específico que utiliza a sua tecnologia de impermeabilização cristalina única para parar o vazamento de água através das fissuras, as juntas de construção defeituosas e outros defeitos. No caso das juntas de dilatação ou fissuras em movimento crónico, um vedante flexível é recomendado.
Não. A Tecnologia Xypex não contém compostos orgânicos voláteis (COV) e pode ser aplica em ambientes fechados. A Tecnologia Xypex é aprovada por numerosas autoridades de saúde e da água em todo o mundo podendo ser utilizada em estruturas que contenham água potável ou géneros alimentícios. Algumas destas agências são:
- NSF International
- Departamento Federal de Saúde da Suíça
- Laboratórios de Investigação Alimentar do Japão
- Inspetoria de Água Potável (DWI) do Reino Unido
- Centro de Qualidade da Água da Austrália
- Instituto das Normas e da Investigação Industrial de Singapura
- Centro de Investigação para o Controlo da Água da França
- Instituto de Saúde e Centro para a Água Potável da República Checa
A Tecnologia Cristalina Xypex está disponível em três modalidades:
- Como um Sistema de Revestimento (Tecnologia Xypex Concentrada e Modificada) para estruturas novas e existentes.
- Como um Adjuvante do Betão (Tecnologia Xypex Admix Série-C) para ser adicionada à mistura de betão.
- Estas três opções demostrarão ser um ativo para o processo de engenharia de valor e para a flexibilidade do calendário de construção.
Com base em testes independentes conformes com a norma ASTM C 267 “Resistência Química de Argamassas”, o betão tratado com a Tecnologia Xypex não é afetado por uma ampla variedade de químicos incluindo ácidos moderados, solventes, cloretos e materiais cáusticos. Devido ao facto de a Tecnologia Xypex ter um pH específico (não de químico específico) protegerá o betão de qualquer químico cujo pH varie entre os 3.0 e os 11.0 de contacto constante ou 2.0 e 12.0 de contacto periódico.
O tratamento da Tecnologia Xypex, ao contrário da maioria dos outros sistemas, torna-se uma parte permanente da matriz de betão. O seu crescimento dendrítico cristalino único não se deteriora em condições normais e o processo cristalino reativar-se-á sempre que a água estiver presente.
O sistema cristalino da Tecnologia Xypex para a proteção e impermeabilização de betão é substancialmente diferente dos tradicionais produtos de barreira (membranas, revestimentos cimentícios, etc.):
- A Tecnologia Xypex cria uma estrutura cristalina bem no interior dos poros e vias capilares do betão para evitar a penetração da água e dos químicos agressivos. Em contrapartida, os produtos do tipo barreira funcionam apenas na superfície de betão.
- A Tecnologia Xypex vedará fissuras com a espessura de um fio de cabelo até 0,5 mm (0.02”).
- A Tecnologia Xypex não está sujeita aos problemas de deterioração enfrentados pelas membranas.
- A Tecnologia Xypex está concebida para ser permanente e reativar-se sempre que a água estiver presente.
As reações químicas da Tecnologia Xypex que ocorrem inicialmente na superfície do betão continuarão a ocorrer na profundidade da estrutura deste material. Vários fatores afetam a taxa e a profundidade da cristalização no interior do betão. Alguns desses fatores são: o número de revestimentos da Tecnologia Xypex, o conceito de mistura do betão, a densidade, porosidade, o conteúdo do cimento, exposição à humidade e à temperatura. Testes independentes mediram o nível de profundidade de penetração da Tecnologia Cristalina Xypex num bloco de betão moldado no local a 30 cm (aproximadamente 12 polegadas). A amostra de teste de betão foi revestida na superfície superior com o Concentrate da Tecnologia Xypex e deixada fora do laboratório de investigação à temperatura ambiente durante 12 meses.
Sim. Ao prevenir a intrusão da água, água salgada, esgotos e maioria dos químicos, a Tecnologia Xypex ajuda a proteger o aço de reforço contra a oxidação e a deterioração.
Sim. Ao bloquear a intrusão de água no betão, a Tecnologia Xypex ajuda a proteger o betão do efeito danificador dos ciclos repetidos de congelação/descongelação.
Não. A formação cristalina da Tecnologia Xypex torna-se uma parte da própria matriz de betão e não possui efeitos nocivos no betão. Na realidade, testes independentes de laboratório demostraram que, na maioria das condições a Tecnologia Xypex aumenta a força e a durabilidade da estrutura de betão.
A Tecnologia xypex torna-se parte integral da própria massa de betão. Os tradicionais produtos de barreira, por outro lado, apoiam-se apenas no seu desempenho à superfície do betão e estão, por isso, sujeitos à deterioração causada pela exposição ao meio ambiente, pressão hidrostática, perfuração, laminação, erosão química, e danos durante o preenchimento. A Tecnologia xypex foi desenvolvida para eliminar estes problemas concretos. A fórmula da Tecnologia xypex baseia-se nas características naturais do betão – o facto do betão ser, na sua natureza, poroso e químico. Com a humidade como catalisador, os químicos patenteados da Tecnologia xypex reagem com os produtos de hidratação do cimento para formar um complexo não-solúvel no interior dos poros, vácuos e vias capilares da massa de betão. A partir desta posição interior, a Tecnologia xypex torna o betão impenetrável pela água e outros líquidos provenientes de qualquer direção, elimina os problemas normalmente associados com as barreiras tradicionais e, no decorrer do processo, aumenta a qualidade e a durabilidade da estrutura do betão.